quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Questionário - Desafios da prática da Lei 11.645/08

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
DISCIPLINA A LEI 11.645\08 – Desafios e perspectivas do ensino de história
Este questionário destina-se a pesquisar a opinião dos/as Educadores/as sobre os desafios da implementação da Lei do Ensino da História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena nas escolas da Educação Básica.

1. Qual a sua função na escola?____________________________________
2. Há quanto tempo você atua como professor/a?_______
3. E há quanto tempo você atua nesta escola?_________________________
4. Como você se define do ponto de vista étnico-racial?_________________________________________
5. Você já vivenciou ou ouviu falar de algum tipo de racismo no ambiente escolar?
Relate.
6.
a) Se você tem dificuldades em trabalhar os temas de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, cite 03 delas:
b) Se você tem dificuldades em trabalhar o tema da História e Cultura Indígena na escola, cite 3 delas:
7. Você considera que sua escola/colégio já implementou efetivamente a Lei 10.639/03? Por que?
8. Quais as iniciativas que o Estado de Minas poderia desenvolver para a efetiva implementação da Lei 11.645\08 nas Escolas Públicas e Privadas do
estado?
9. Quais as práticas que poderiam ser aplicadas nas escolas para colaborar na
implementação da Lei 11.645\08? Quem deveria ser o responsável por
elas?
10. Qual o papel que cumpre o/a diretor/a da escola em relação à real implementação da Lei 11.645\08?
11. Qual o papel que cumpre o/as professor/as de história da escola em relação à real implementação da Lei 11.645\08? E professores de outras áreas do conhecimento?
12. Existem comportamentos que poderiam indicar preconceito e discriminação nesta escola/colégio que você tenha sentido, testemunhado ou ouvido falar?
13. Se houver, quais os encaminhamentos dados para a questão pelo/a professor/a, pedagogo/a ou diretor/a?
14. Você teve acesso a materiais para trabalhar a História e Cultura Afrobrasileira e Africana?
( ) SIM ( ) NÃO

E para trabalhar com História e cultura Indígena?
( ) SIM ( ) NÃO

15. Em caso afirmativo, quais são estes materiais?
16. Eles lhe auxiliam?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) MUITO ( ) POUCO ( ) QUASE NADA

17. Que elementos você considera serem obstáculos à implementação da Lei 11.645/08 na Educação Básica? Justifique.
18. Que elementos você considera serem favoráveis na sua realidade escolar à implementação da Lei na Educação Básica?

19. Você gostaria de fazer mais alguma observação?

Opcional:
Identificação da Escola/Colégio:___________________________________________________________
Bairro:________________________________________
Região:_________________________________

16 comentários:

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  3. Questionário respondido por professor da rede estadual - MG:

    1. Qual disciplina você ministra e qual sua formação?
    Formado em letras- Licenciatura: Português/Inglês e ministrando História, Filosofia e Inglês.

    2. Há quanto tempo você atua como professor/a?
    Há aproximadamente quatro anos.

    3. E há quanto tempo você atua nesta escola?
    Três anos.

    4. Como você se define do ponto de vista étnico-racial?
    Pardo.

    5. Você já vivenciou ou ouviu falar de algum tipo de racismo no ambiente escolar?
    Relate.
    Sim. Direta e indiretamente como, por exemplo, no desrespeito às religiões afrodescententes. São comuns os usos de termos “preto”, “macaco” entre outros com
    intenção ofensiva.

    6. a) Se você tem dificuldades em trabalhar os temas de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, cite 03 delas:
    Preconceito, como se tratasse de “macumba”;
    Falta de envolvimento de outros professores;
    Falta de tempo para maiores discussões entre os professores.
    b) Se você tem dificuldades em trabalhar o tema da História e Cultura Indígena na
    escola, cite 3 delas:
    Indiferença, como se a temática fosse irrelevante;
    Falta de envolvimento de outros professores;
    Falta de tempo para maiores discussões entre os professores.

    7. Você considera que sua escola/colégio já implementou efetivamente a Lei 10.639/03? Por que?
    Não implantou ainda. Não por falta de tentativas, mas por uma série de fatores desde flexibilidade no “modelo” escolar até falta de envolvimento de alguns professores.
    Quando entrei na escola o colega professor de português estava fazendo um curso sobre “Africanidades” e ao término do curso repassou muito do que aprendeu aos colegas. Ainda nessa fase já começaram as dificuldades: os professores da rede estadual não têm tempo para discutirem idéias. Foi uma luta com a inspetora para conseguirmos um tempo para as conversas, mesmo quando se tratava de uma tentativa de cumprir uma lei.
    Em dois ou três momentos ocorreu algo como “capacitação” dos professores, como solução de dúvidas, troca de experiências sobre o tema. Outros pequenos momentos em intervalos e fora do horário de trabalho. Considero-me capacitado por conta dessas “intervenções”.
    Elaboramos um projeto de trabalho sobre racismo, história da áfrica, valorização e temas afins. Funcionou relativamente bem durante um tempo até que tomou forma de “projeto do fulano” quando deveria ser um “projeto da escola”. Hoje, o projeto encontra-se em “repouso”.

    8. Quais as iniciativas que o Estado de Minas poderia desenvolver para a efetiva implementação da Lei 11.645\08 nas Escolas Públicas e Privadas do
    estado?
    Confiar mais nos profissionais da educação, auxiliar os inspetores e diretores e flexibilizar a estrutura de funcionamento da escola, principalmente no que diz respeito a horário. Nenhum professor que vive da remuneração de escolas públicas pode ou consegue se reunir fora do horário de trabalho, como um voluntário, para planejar e discutir ações juntos.

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  4. 9. Quais as práticas que poderiam ser aplicadas nas escolas para colaborar na
    implementação da Lei 11.645\08? Quem deveria ser o responsável por
    elas?
    Dar tempo, com remuneração, para os professores discutirem e elaborarem projetos. Caso não sejam capacitados, oferecer esse tipo de serviço na escola. Todos os professores e funcionários devem ser responsáveis pela elaboração de projetos nas temáticas onde estão em foco as relações e representações sociais.

    10. Qual o papel que cumpre o/a diretor/a da escola em relação à real implementação da Lei 11.645\08?
    O diretor deve informar os professores sobre a lei, cobrá-los no que se refere ao cumprimento da mesma e deixá-los confortáveis e com autonomia para planejar e elaborar projetos. “Confortáveis” significa auxiliá-los com materiais, com tempo, etc. O diretor parece ser também uma ponte entre os professores e a secretaria de educação.

    11. Qual o papel que cumpre o/as professor/as de história da escola em relação à real implementação da Lei 11.645\08? E professores de outras áreas do conhecimento?
    Ao professor de história cabe levar para a sala de aula os temas referentes aos acontecimentos passados relacionando-os com o presente. Sempre que possível explicitar a noção de “herança” para o entendimento de atuais problemas e reflexos na sociedade. Os professores de outras áreas devem contribuir na promoção da auto-estima dos alunos, debater os temas e, quando possível, tentar adequá-los ao conteúdo.

    12. Existem comportamentos que poderiam indicar preconceito e discriminação nesta escola/colégio que você tenha sentido, testemunhado ou ouvido falar?
    Entre alunos é mais visível, mas também ocorrem mais sutilmente alguns desvios e equívocos de professores e funcionários. Parece ser algo relativo à formação humana de muitos indivíduos da sociedade. É quase sempre muito sutil e mascarado. Algumas vezes a própria tentativa de “promoção da igualdade” ou de “medida de compensação” vem carregada de senso comum, equívocos e desatenção. Boas intenções....

    13. Se houver, quais os encaminhamentos dados para a questão pelo/a professor/a, pedagogo/a ou diretor/a?
    Como é uma coisa que ocorre muito sutilmente, muitas vezes “passa batido”.

    14. Você teve acesso a materiais para trabalhar a História e Cultura Afrobrasileira e Africana?
    (x ) SIM ( ) NÃO
    E para trabalhar com História e cultura Indígena?
    (x ) SIM ( ) NÃO

    15. Em caso afirmativo, quais são estes materiais?
    Livros da biblioteca da escola. Mas pesquiso por conta própria em outros meios como, por exemplo a internet.

    16. Eles lhe auxiliam?
    (x ) SIM ( ) NÃO
    ( ) MUITO (x ) POUCO ( ) QUASE NADA

    17. Que elementos você considera serem obstáculos à implementação da Lei 11.645/08 na Educação Básica? Justifique.
    Falta de cobrança dos especialistas e diretores, talvez por comodismo e/ou sobrecarregados de tarefas; falta de capacitação dos professores e falta de reflexão
    da prática educacional.

    18. Que elementos você considera serem favoráveis na sua realidade escolar à
    implementação da Lei na Educação Básica?
    A diversidade étnica da escola, a vivência constante de problemas relativos à má compreensão do funcionamento do sistema social, a carência de valores e de autoestima, do reconhecimento da identidade cultural e da origem.

    19. Você gostaria de fazer mais alguma observação?
    Penso que as iniciativas governamentais são o atendimento de uma reivindicação
    pautada na constatação de diversos problemas nessa área. É um processo lento, os
    resultados podem não ser visíveis em curto prazo, trata-se de uma mudança no
    imaginário de toda uma sociedade, mas que não pode ser considerado de nenhuma
    forma inútil ou desnecessário.

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  5. Aluna: Ana Paula Leite

    Questionário destinado à pesquisa de opinião aos educadores sobre os desafios da implementação da Lei do Ensino da História e Cultura Afrobrasileira e Africana e Indígena nas escolas.


    1- Formação: Educadora e PEB – 1 (Normal Superior).

    2- Atuação como professora há 16 anos.

    3- Na escola da pesquisa há 9 meses.

    4- Se define como negra.

    5- Já vivenciou preconceito. (1) Ao desenvolver um Projeto de Dança Afro-Brasileira na escola (em Vespasiano), um dos seus alunos (de pele branca com avós negros), recusou-se a dançar com uma aluna negra. (2) Aos 9 anos ela foi chamada de louca e retardada por uma supervisora, ela tratava a todos os negros como macacos.

    6- (a) Fala que a maior dificuldade em trabalhar estes temas é fazer com que as pessoas compreendam sua condição de brasileiro. Esse não é um país em que seja possível fazer a dicotomia entre brancos europeus e negros africanos. Fala que somos todos brasileiro, miscigenados, plurais e por isso mesmo com uma cultura tão diversa.
    (b) Por muitos o índio ainda é considerado um ser mitológico. Não é considerado um cidadão, sua cultura é ignorada. A escola reafirma tais conceitos quando faz comemorações em que se tocam músicas, para as crianças pintadas e de tanguinhas fiquem pulando e fazendo gritos de guerra. Muitos mesmo aos 9 anos acham que índio é uma outra espécie de ser-vivo, não humano.

    7- Não considera que a escola já implementou a lei. Não há um trabalho interdisciplinar, as questões raciais ainda são consideradas à parte do currículo e são abordadas apenas em datas específicas.

    8- Em primeira instância o Estado deveria promover a conscientização e o conhecimento da pluralidade cultural brasileira. Uma vez que não há conhecimento, não há transmissão de saber, tampouco respeito.

    9- Enquanto não houver esclarecimento acerca dos temas, da importância e da abrangência das mesmas, não há o que se fazer. Não há que se estabelecer um responsável, todos precisam se considerar participantes do processo.

    10- Identificar e analisar a real necessidade de formação e aperfeiçoamento dos profissionais, promovendo cursos e sugerindo novas adequações na grade curricular.

    11- O professor de História pode ser o orientador de projetos, aquele que arregimentará forças e talentos para organizar a implementação de quaisquer ações.

    12- Sim vários. Há uma perpetuação de conceitos já ultrapassados. Histórias, músicas, piadas e ritos aos quais não é dado um enfoque crítico e sobre as quais não é feita análise consciente.

    13- Ela fala que nada tem sido feito.

    14- A professora tem acesso para trabalhar os temas de História e Cultura afrobrasileira e Africana e também a História e Cultura Indígena.

    15- Se utiliza de livros e vídeos que ela por iniciativa própria procura nas bibliotecas.

    16- Fala que estes matérias a auxiliam muito.

    17- A professora coloca que o preconceito não pode ser considera obstáculo, é sim a justificativa para que se atue. Existe e não pode ser negado, deve ser combatido.

    18- Coloca que é importante saber que os profissionais da educação que estão em formação terão uma visão distinta da vigente até agora, com perspectivas de mudança.


    A escola a qual esta professora trabalhada é da rede Municipal da região Ribeirão das Neves.

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  6. 1. Qual a sua função na escola?
    professora
    2. Há quanto tempo você atua como professor/a?
    6 anos
    3. E há quanto tempo você atua nesta escola?
    6 anos
    4. Como você se define do ponto de vista étnico-racial?
    Branca
    5. Você já vivenciou ou ouviu falar de algum tipo de racismo no ambiente escolar?
    Relate.
    Não
    6.
    a) Se você tem dificuldades em trabalhar os temas de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, cite 03 delas:
    Não tenho ,inclusive valorizo estes temas que são abordados pelas apostilas do Pitágoras.
    b) Se você tem dificuldades em trabalhar o tema da História e Cultura Indígena na escola, cite 3 delas:
    7. Você considera que sua escola/colégio já implementou efetivamente a Lei 10.639/03? Por que?
    Não implementou, falta estrutura e complementação em livros e apostilas .
    8. Quais as iniciativas que o Estado de Minas poderia desenvolver para a efetiva implementação da Lei 11.645\08 nas Escolas Públicas e Privadas do estado?
    Fornecer livros e apostilas fazer um trabalho na mídia, etc...
    9. Quais as práticas que poderiam ser aplicadas nas escolas para colaborar na implementação da Lei 11.645\08? Quem deveria ser o responsável por elas?
    Fornecer livros e apostilas para alunos e professores, fazer um bom trabalho de reciclagem, cursos de especialização na área, etc...
    10. Qual o papel que cumpre o/a diretor/a da escola em relação à real implementação da Lei 11.645\08?
    O MEC, informa as escolas sobre as mudanças e os diretores as põem em prática,o diretor estaria ampliando a visão geral de seus alunos e funcionário a cerca desse tema.
    11. Qual o papel que cumpre o/as professor/as de história da escola em relação à real implementação da Lei 11.645\08? E professores de outras áreas do conhecimento?
    O professor de história tem papel fundamental nesse contexto, uma vez que durante as aulas ele pode criar em seus alunos desejos de mudança, visão critica etc..Esses temas sempre são tratados, mas não como conteúdo específicos.
    12. Existem comportamentos que poderiam indicar preconceito e discriminação nesta escola/colégio que você tenha sentido, testemunhado ou ouvido falar?
    Não
    13. Se houver, quais os encaminhamentos dados para a questão pelo/a professor/a, pedagogo/a ou diretor/a?
    14. Você teve acesso a materiais para trabalhar a História e Cultura Afrobrasileira e Africana?
    (x) SIM ( ) NÃO

    E para trabalhar com História e cultura Indígena?
    (x) SIM ( ) NÃO

    15. Em caso afirmativo, quais são estes materiais?
    16. Eles lhe auxiliam?
    ( ) SIM ( ) NÃO (x) MUITO ( ) POUCO ( ) QUASE NADA

    17. Que elementos você considera serem obstáculos à implementação da Lei 11.645/08 na Educação Básica? Justifique.
    Falta de divulgação.
    18. Que elementos você considera serem favoráveis na sua realidade escolar à implementação da Lei na Educação Básica?
    Até o presente momento nenhum.

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  7. Aluna: Maria Izabel S. Vasconcelos

    Pesquisa de opinião aos Educadores
    Desafios da implementação da Lei do Ensino da História e Cultura Afrobrasileira e Africana e Indígena nas escolas.

    1- Professora da rede municipal

    2- 15 anos de atuação

    3- 1 ano na escola da entrevista

    4- Se declara parda e tem uma família com predominância da raça negra.

    5- Infelizmente já vivenciou racismo na escola. Mesmo que seja de forma velada, já observou entre colegas de trabalho. Entre as crianças verifico constantemente palavras que desrespeitam e indicam racismo.

    6- (a) Dificuldades de material escasso. Nem sempre estamos empenhados em abordar questões relacionadas ao preconceito. Às vezes não atribuo a relevância que o assunto possui.
    (b) Dificuldades em trabalhar o tema por pouca vivência em relação as principais características dessa cultura. Poucos espaços culturais que valorizam os indígenas e material escasso.

    7- Não considera que a escola já implementou a lei. Existem algumas práticas isoladas, porém nem sempre são valorizadas pela comunidade escolar.

    8- O Estado de Minas poderia desenvolver cursos de formação para educadores porem quando desenvolvem são oferecidas poucas vagas e em horário muitas vezes inadequados a rotina dos profissionais.

    9- A responsabilidade destas práticas de respeito e valorização das diferenças étnicas-raciais é de toda a comunidade escolar. Acredito que mesas de debates, momentos de reflexão e apreciação para a valorização das diferenças étnicas-raciais podem ser o passo inicial para a rela implementação da lei.

    10- Além de informar os suportes que as diferentes redes de ensino proporcionam, incentivar toda a comunidade através da aquisição de materiais e criação de momentos específicos para este fim.

    11- Sem dúvida. Os professores de história são reconhecidos como maiores responsáveis, entretanto cabe as diferentes áreas abordarem a temática em questão.

    12 – Alunos que chamam os colegas de macacos, etc.

    13- A criança que ofendeu o colega é chamada para uma conversa onde é levado a se colocar no lugar do outro além de perceber as diferenças étnicas-racias que formam a nossa cultura.

    14- Tem acesso aos materiais para trabalhar a História e Cultura Afrobrasileira e Africana e também História e Cultura Indígena.
    15- Livros de literatura, vídeos e cartazes.

    16 – Os materiais auxiliam.

    17- Com certeza, pois o preconceito está camuflado entre o que concebemos como valores e reconhecer que ele está em nossas vivências sociais necessita de muito emprenho e necessidade de mudança.

    Escola Professor Edgar da Matta Machado
    Bairro: Dom Silvério – Região Nordeste de BH.

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  8. - Atividade Proposta -
    Entrevista realizada sobre os desafios da implementação da Lei do Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena nas escolas
    Discente: Gisele Aquino

    Entrevistada:
    Professora de Escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, localizada na região do Barreiro.

    Respostas:
    1. Professora de Geografia , nível superior

    2. Atua como professora há 25 anos

    3. Atua nesta escola há 22 anos

    4. A professora não se definiu do ponto de vista étnico-racial (resposta em branco)

    5. Sim. Pai de aluno desrespeitando professor pela sua cor

    6.
    a) Nao, esses assuntos abordam vários temas. Só é preciso o material facilitador
    b) Não. A escola tem facilidade em estar adquirindo os materiais pedagógicos de que necessitamos

    7. Efetivamente não, mas temos várias atividades relacionadas com os temas de acordo com o projeto político pedagógico da escola.

    8. Oferecer material pedagógico e preparo com cursos para equipe.

    9. Ser considerada uma disciplina na grade curricular. Fazer parte do conteúdo de história oficialmente.
    O professor de história deveria ser o responsável juntamente com a equipe pedagógica.

    10. Ser o instrumento facilitador para o desempenho das atividades

    11. Fazer vale e mostrar a importância da Lei. Desenvolver atividades interdisciplinares para integração do grupo.

    12. Não. Temos uma escola que tem boa relação comunidade e escola

    13. (Encaminhamentos ou desdobramentos não citados nessa questão)

    14.
    a) Não
    b) Não

    15. (Não cita materiais)

    16. (Nenhuma opção marcada)

    17. Não. Acho que preconceito é uma coisa fora de moda e as pessoas são influenciadas pelos modismos.

    18. Não.

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  9. Aluno Rômulo Bruno de Souza
    1. Qual a sua função na escola?__Professora de Língua Portuguesa
    2Há quanto tempo você atua como professor/a?__10 anos
    3. E há quanto tempo você atua nesta escola?___ 2 anos e 10 meses
    4. Como você se define do ponto de vista étnico-racial?___negra
    5. Você já vivenciou ou ouviu falar de algum tipo de racismo no ambiente escolar?
    Relate.
    Sim, as falsas brincadeiras dos alunos, colocam apelidos uns nos outros como macaco, azulão, cabelo-bombril, etc. Infelizmente percebemos o mesmo comportamento por parte de alguns professores, fazem “piadinhas” de mau gosto em relação aos alunos.

    6.
    a) Se você tem dificuldades em trabalhar os temas de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, cite 03 delas:
    Não, tenho muita tranqüilidade em trabalhar esses temas e o faço com muita satisfação.
    b) Se você tem dificuldades em trabalhar o tema da História e Cultura Indígena na escola, cite 3 delas:
    Não, nenhuma dificuldade.


    7. Você considera que sua escola/colégio já implementou efetivamente a Lei 10.639/03? Por que?
    Não, porque não comentam nada a respeito, apenas alguns funcionários que o fazem esporadicamente.


    8. Quais as iniciativas que o Estado de Minas poderia desenvolver para a efetiva implementação da Lei 11.645\08 nas Escolas Públicas e Privadas do
    estado?
    Instituir uma disciplina específica e/ou capacitar todos os profissionais da escola para trabalhar o assunto.


    9. Quais as práticas que poderiam ser aplicadas nas escolas para colaborar na
    implementação da Lei 11.645\08? Quem deveria ser o responsável por
    elas?
    Fazer projetos, equipar a escola com livros, revistas, vídeos dentre outros que focam esse assunto. Todos os profissionais da escola.


    10. Qual o papel que cumpre o/a diretor/a da escola em relação à real implementação da Lei 11.645\08?
    É o principal elo entre a SEE e escola para que a comunidade escolar possa conhecer e cumprir a Lei.




    11. Qual o papel que cumpre o/as professor/as de história da escola em relação à real implementação da Lei 11.645\08? E professores de outras áreas do conhecimento?
    Penso que todos os professores são responsáveis, cada um com o recorte que cabe a sua disciplina e/ou função.


    12. Existem comportamentos que poderiam indicar preconceito e discriminação nesta escola/colégio que você tenha sentido, testemunhado ou ouvido falar?

    Sim, os alunos principalmente, colocam apelidos, fazem piadinhas e até fazem agressões verbais e físicas.

    13. Se houver, quais os encaminhamentos dados para a questão pelo/a professor/a, pedagogo/a ou diretor/a?

    Advertência verbal e principalmente orientando- os sobre as Leis.



    14. Você teve acesso a materiais para trabalhar a História e Cultura Afrobrasileira e Africana?
    ( ) SIM ( ) NÃO

    E para trabalhar com História e cultura Indígena?
    ( ) SIM ( ) NÃO

    15. Em caso afirmativo, quais são estes materiais?
    16. Eles lhe auxiliam?
    ( ) SIM ( ) NÃO ( ) MUITO ( ) POUCO ( ) QUASE NADA

    17. Que elementos você considera serem obstáculos à implementação da Lei 11.645/08 na Educação Básica? Justifique.

    O fato das pessoas acreditarem que isso não é importante, que com a implementação da Lei teremos mais preconceito, e principalmente pela falta de compromisso da Secretaria de Educação que não orienta a comunidade escolar sobre a importância da Lei.


    18. Que elementos você considera serem favoráveis na sua realidade escolar à implementação da Lei na Educação Básica?
    O empenho de alguns professores em fazer valer a Lei e procuram trabalhar com dedicação o tema.


    19. Você gostaria de fazer mais alguma observação?
    Não.
    Opcional:
    Identificação da Escola/Colégio:
    Bairro:_Pirajá
    Região:__Nordeste

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  10. Este questionário destina-se a pesquisar a opinião dos/as Educadores/as sobre os desafios da implementação da Lei do Ensino da História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena nas escolas da Educação Básica.

    1. Qual a sua função na escola?_Professora de
    educaçãoreligiosa___________________________________


    2. Há quanto tempo você atua como professor/a?_ ______
    6 anos


    3. E há quanto tempo você atua nesta escola?_________________________
    2anos

    4. Como você se define do ponto de vista étnico-racial?____parda_____________________________________


    5. Você já vivenciou ou ouviu falar de algum tipo de racismo no ambiente escolar?
    Relate.
    Sim. É freqüente as brincadeiras entre os. alunos com relação a cor.Essas brincadeiras nem sempre são bem aceitas pelo aluno receptor.

    6.
    a) Se você tem dificuldades em trabalhar os temas de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, cite 03 delas:
    O tema ainda não foi implementado na grade curricular do aluno.
    Trabalho de forma subjetiva abordando os temas: preconceito, o respeito ás diferenças, dentre outros.





    b) Se você tem dificuldades em trabalhar o tema da História e Cultura Indígena na escola, cite 3 delas:
    O tema ainda não foi implantado na grade curricular o aluno.
    A lei é trabalhada por mim de forma subjetiva, abordando os temas preconceito o respeito as diferenças,dentre outros.


    7. Você considera que sua escola/colégio já implementou efetivamente a Lei 10.639/03? Por que? Não, Acredito que tenha sido desconhecimento da lei.









    8. Quais iniciativas que o Estado de Minas poderia desenvolver para a efetiva implementação da Lei 11.645\08 nas Escolas Públicas e Privadas do
    estado? Oferecer cursos de capacitação a todos os profissionais envolvidos na esfera educacional.


    9. Quais as práticas que poderiam ser aplicadas nas escolas para colaborar na
    implementação da Lei 11.645\08? Quem deveria ser o responsável por
    elas? Deve ser um trabalho interdisciplinar, elaboração de projetos que envolvam todos as áreas educacionais.


    10. Qual o papel que cumpre o/a diretor/a da escola em relação à real implementação da Lei 11.645\08? O assunto ainda não foi repassado através da diretora para os educadores.


    11. Qual o papel que cumpre o/as professor/as de história da escola em relação à real implementação da Lei 11.645\08? E professores de outras áreas do conhecimento? Os professores de história não tem se engajado muito com relaçã o a implementação da lei 11.645/08 . Os professores de outras áreas também não , talvez pela falta de informação e divulgação do assunto.

    12. Existem comportamentos que poderiam indicar preconceito e discriminação nesta escola/colégio que você tenha sentido, testemunhado ou ouvido falar?

    Houve um caso em que uma aluna insultou a outra e esta, a agrediu com um soco no nariz.

    13. Se houver, quais os encaminhamentos dados para a questão pelo/a professor/a, pedagogo/a ou diretor/a?
    As duas alunas foram encaminhadas á delegacia e aluna que foi insultada e agrediu,acabou sendo detida.


    14. Você teve acesso a materiais para trabalhar a História e Cultura Afrobrasileira e Africana?
    ( ) SIM ( X) NÃO

    E para trabalhar com História e cultura Indígena?
    ( ) SIM (X ) NÃO

    15. Em caso afirmativo, quais são estes materiais?
    16. Eles lhe auxiliam?
    ( ) SIM ( ) NÃO ( ) MUITO ( ) POUCO ( ) QUASE NADA

    17. Que elementos você considera serem obstáculos à implementação da Lei 11.645/08 na Educação Básica? Justifique.
    Acredito que sim.Pois aborda um tema que é por vezes é visto como superficial no currículo escolar.


    18. Você gostaria de fazer mais alguma observação?

    Opcional:
    Identificação da Escola/Colégio:___E.E Geraldina Ana Gomes ________________________________________________________
    Bairro:__Jardim Europa______________________________________
    Região:___
    Venda Nova______________________________

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  11. Questionário respondido por uma professora da rede pública, municipal.

    1.Professora do Ensino Fundamental/Alunos das Séries Iniciais
    2.8 anos
    3.4 anos
    4.Negra
    5.Sim. Principalmente entre alunos. Apesar de que, eu também já sofri com o preconceito das minhas próprias colegas de trabalho, mas, a forma em que este preconceito era apresentado, era mais disfarçada do que a forma como acontecem com alunos. Por exemplo, um aluno em minha sala, chamou o colega de preto e falou que ele parecia com um macaco, por causa da sua cor. Enquanto o preconceito em relação a mim, não era explicitado, as colegas não levavam em consideração muitas coisas que eu falava, mas, não falavam que era por causa da minha cor. Mas, hoje, já conquistei o meu espaço e respeito, e sou ouvida como todas as outras.
    6.a) Explicar para os alunos que o negro só diferente do que o branco na cor, e quem as mesmas características, capacidades, e direitos que os brancos. Muitas vezes, me dou como exemplo, mas, mesmo assim, sinto que eles na entendem bem.
    b) Tenho dificuldade desmitificar a imagem que já foi construída pelos alunos em ralação ao Índio, que para eles é um ser de outro munod, que não faz nada, que dorme, come e pesca.
    7. Não. Porque a maioria das professoras não foi orientada de como deveria trabalhar a questão do negro na sala de aula, as professoras sabem que devem abordar com seus alunos a história da África da África e dos Africanos e a cultura afro brasileira, mas, não sabem com fazê-lo, nem que materiais utilizar. Sabem menos ainda, lidar com os possíveis problemas que podem surgir na sala de aula, diante da abordagem do tema.
    8.Quais as iniciativas que o Estado de Minas poderia desenvolver para a efetiva implementação da Lei 11.645\08 nas Escolas Públicas e Privadas do estado?
    Investir na formação e preparação de professores, para que estes saibam lidar com o tema, abordá-lo corretamente, de forma a não incentivar ou amentar ainda mais o preconceito já existente em nossa sociedade.
    9.Os próprios profissionais da educação deveriam correr atrás de livros, pesquisas e temas que os ajudasse a compreender e a saber como lidar com o tema dentro da sala de aula. Mas, na maioria das vezes, esses profissionais não têm tempo de fazer estas pesquisas.
    10.Acredito que o diretor da escola pode impulsionar o processo de abordagem do tema, mas ele sozinho não será capaz de implementar a lei na escola, precisará da colaboração e empenho dos demais profissionais da escola em que trabalha.
    11.Atualmente, acredito que, os professos de história tem sido muito questionado e responsabilizado pelo tratamento do tema, mas, acredito que todas as áreas de conhecimento devem estar engajadas no processo, uma vez que não adianta que o professor de história aborde o tema somente, os demais professores devem estar atentos aos acontecimentos na sala de aula e desmitificar e desnaturalizar o preconceito em relação aos negros.
    12.Sim. Conforme citei anteriormente.
    13.Na verdade, apenas tratamos o tema com muito cuidado, longe dos demais alunos e conversamos com o aluno que cometeu o ato de preconceito. Mas, acho que o certo seria abordar o tema com os demais alunos, mas, ao mesmo tempo, não me considero capaz de fazê-lo.
    14.( )SIM( x ) NÃO
    ( )SIM( x ) NÃO
    17. O preconceito dos próprios pais, que são negros, se diminuem diante das pessoas brancas e passam isso para seus filhos.
    18. O fato de eu ser negra e já ter sentida na pele o que é a discriminação, me faz tratar o assunto, dentro dos meus limites e conhecimentos, de modo a diminuir um pouco a mesma.

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  12. Discente: Genivalda Ribeiro Rocha


    1. Todas as disciplinas das séries iniciais

    2. Magistério – Nível superior em andamento (Pedagogia)

    3. Doze anos

    4. Cinco anos

    5. Negra

    6. Sim, a experiência do racismo dentro do espaço escolar nem sempre é “visível” e identificável. O que se ouve são comentários “além de difícil é negra”. É claro que isso não é aberto, e este comentário é comumente feito em espaços como a sala dos professores ou em outros locais mais “privados” dentro da escola.

    7. a) Não poderia dizer que tenho dificuldades em abordar os temas acima, mas no tópico que se refere a expressão religiosa da cultura afro-brasileira, acho difícil lidar com a rejeição do assunto pela maioria dos pais dos alunos.

    b) Não tenho dificuldade em trabalhar os temas acima.

    8. Não. Por que as atividades relacionadas ao tema ainda são tratadas no currículo como o DIA D.

    9. Cursos gratuitos de formação continuada ABORDANDO A Lei e os temas sob a ótica de diversos atores envolvidos com o assunto. Abordar a temática na prova Brasil e outras que o governo já utiliza.

    10. Os temas deveriam ser tratados no maior número de disciplina possíveis, além de debates e fóruns com toda a comunidade escolar. Todos são responsáveis pela implementação da Lei.

    11. Inicialmente de cobrar a implementação imediata da Lei na escola, depois a abertura para a criação de projetos na instituição, disponibilizando, na medida do possível, verba para esses projetos.

    12. O papel inicial seria o de disseminar e compartilhar seus conhecimentos sobre o tema, uma vez que seu campo de formação o capacitou para isso. Já os outros professores, cumprem seu papel ao não se acomodarem e buscarem informações.

    13. Ao trabalhar o tema Consciência Negra, uma mãe de aluno foi à escola exigir que a professora mudasse de assunto, porque ela estava o assunto para humilhar seu filho. Ela chegou a fazer o pedido a pedagoga da escola.

    14. A pedagoga explicou o projeto da professora e o objetivo da escola, falou sobre a Lei; a mãe não se convenceu, mas não voltou a questionar a professora.

    15. (X) SIM ( ) NÃO
    E para trabalhar com História e cultura Indígena?
    ( ) SIM (X) NÃO

    16. Diversos livros didáticos e de literatura enviados à escola pelo governo. Temas (assuntos) variados como expressão religiosa, a identidade negra, etc. Mais u menos uns vinte livros diferentes, no momento não me recordo do nome de nenhum.

    17. (X) SIM

    18. O próprio preconceito da comunidade escolar e a dificuldade de muitos professores em abordar o assunto com naturalidade.

    19. O interesse da maioria dos professores e a própria constituição da comunidade escolar de “maioria” negra.

    20. Não.


    Opcional:
    Identificação da Escola/Colégio: Escola Municipal
    Bairro: Kátia
    Região: Ribeirão das Neves

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  13. Atividade: Pesquisar a opinião dos Educadores/as sobre os desafios da implementação da Lei do Ensino da História e Cultura Afrobrasileira e Africana e Indígena nas escolas.

    Discente: Deiziane Antônia Bernardes

    Entrevistada:
    Professora de Escola da Rede Estadual de Belo Horizonte, localizada na região do Barreiro.

    Respostas:

    1. Transmitir conhecimentos sobre a disciplina de geografia, educar.

    2. 24 meses

    3. 18 meses.

    4. Negra.

    5. Sim. Aluno utilizando apelidos, piadinhas (por exemplo: neguinho, macaquinho) com outros colegas de cor negra.

    6. a) Não tenho dificuldades. Consigo utilizar os temas na disciplina de geografia. Exemplo: pesquisa o IBGE no ítem étnico-racial.

    b) Não tenho dificuldades. Utilizo a cultura indígena para falar sobre o Brasil, sua história.

    7. Sim, porque na escola existem muitos projetos que aborda esses assuntos, principalmente nas séries iniciais.

    8. Acredito que o governo deve incentivar a criação e manutenção de cursos para os docentes, para aprimorar os assuntos sobre a cultura indígena e africana que devem ser abordados nas salas de aulas, bem como investir na produção de livro didáticos que possam ser trabalhados no currículo escolar.

    9. Abordar a cultura indígena e africana de uma forma transparente sem preconceito de uma forma interdisciplinar nas matérias de história e geografia. Acredito que as responsabilidades são de todos os indivíduos que estão relacionados com a educação: a escola em elaborar e acompanhar projetos educativo sobre o assunto, o professor em abordar as informações na sua disciplina, o aluno em participar ativamente das aulas e os pais em colaborar para o crescimento escolar dos filhos.

    10. Considero que o diretor não está envolvido somente/diretamente com a implementação da Lei 11,645\08, vejo ele apenas como envolvido com as partes burocráticas, os projetos e implementação são providenciados pela parte pedagógicas juntamente com os professores.
    11. Os professores tanto de história quanto de outras áreas de conhecimento, na qual o assunto da cultura afrobrasileira e Indígena podem ser abordados nas escolas, exercem um papel fundamental em disseminar conhecimentos sem preconceitos e estereótipos, contribuindo para um aprendizado completo e transparente.

    12. Não. Apesar dos alunos praticarem preconceitos com os outros colegas, nos momentos e brincadeiras, percebo que no momento da aprendizagem eles tem um grande interesse em conhecer mais sobre a cultura indígena e africana, sem expressarem preconceito com relação ao conteúdo comentado.

    13. Nunca presenciei um acontecimento do tipo para citar sobre os encaminhamentos cabíveis.

    14. a) Sim.

    b) Sim.

    15. Livro didático, revistas, filme, materiais pedagógicos enviados pela prefeitura.

    16. Sim.

    17. Acredito que sim. Felizmente na escola em que leciono não encontro essa dificuldade, porém creio que em outros ambientes podem ocorrer preconceitos tantos dos próprios professores quanto dos alunos/pais sobre as culturas diversas e seus diferentes costumes.

    18. Não.

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  14. Questionário respondido por uma professora da rede municipal de Ribeirão das Neves.

    1.Matemática, Geografia e História.

    2.Superior completo/Pós-graduação

    3.13 anos

    4.10 anos

    5.Negra

    6.Sim. Relatos de professores discriminados por pais e/ou alunos.

    7.
    a) Não tenho nenhuma dificuldade em trabalhar essa questão.
    b) Não tenho nenhuma dificuldade em trabalhar essa questão.

    8.Não. Poucos professores trabalham esse tema, talvez por desconhecimento, ou por dificuldade mesmo de abordagem.

    9.Poderia ser dado cursos de graduação ou mesmo de pós a todos os professores que se interessam pela questão.

    10.Acho que as práticas pedagógicas acerca desse tema deveriam acontecer desde a educação infantil, levando as crianças mesmo que pequenas a refletirem e a se conhecer como afro-brasileiras.

    11.A diretora incentiva ações inovadoras que busquem à implentação dessa lei.

    12.Vejo que nem todos os professores de história abordam a questão do negro e do índio como deveria ser. Muitos ainda trabalham de forma tradicional, sem levar os alunos a refletirem sobre esses temas.

    13.Sim. As relações.

    14.Não respondeu.

    15.Sim/Sim

    16.Dispomos de muitas bibliografias atualizadas, filmes, CDs, filmes didáticos, desenhos animados etc.

    17.Sim/Muito

    18.Acredito que o que impede, é o desconhecimento que muitos professores tem a cerca de sua própria identidade, de muitas vezes não se reconhecerem como afro-brasileiros.


    19.Os materiais que recebemos sobre cultura afro-brasileira, e a oportunidade de discutir e refletir essas questões com o 2º ciclo.

    20.Não.

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  15. Aluna: Clarisse Carvalho de Assis Costa

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
    DISCIPLINA A LEI 11.645\08 – Desafios e perspectivas do ensino de história
    Este questionário destina-se a pesquisar a opinião dos/as Educadores/as sobre os desafios da implementação da Lei do Ensino da História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena nas escolas da Educação Básica.


    1. Qual a sua função na escola? Geografia e Sociologia.

    2. Qual a sua formação? Licenciatura em geografia

    3. Há quanto tempo você atua como professor/a? 3 anos

    4. E há quanto tempo você atua nesta escola? 3 anos

    5. Como você se define do ponto de vista étnico-racial? Miscigenado (abrasileirado).

    6. Você já vivenciou ou ouviu falar de algum tipo de racismo no ambiente escolar?
    Relate.
    Sim. Uma professora de inglês me relatou casos de alunos que cantavam músicas ofensivas para ela. A letra era o seguinte “Negra preta fedorenta bate a bunda no cimento....” Já ouvi alunos desrespeitando alunos negros com piadas raciais.

    7.
    a) Se você tem dificuldades em trabalhar os temas de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, cite 03 delas:
    1- A negação da existência do preconceito;
    2- Muitas vezes o negro não se aceita ou não se assume como tal;
    3- Os professores tem medo de trabalhar o tema.

    b) Se você tem dificuldades em trabalhar o tema da História e Cultura Indígena na escola, cite 3 delas:
    1- A falta de preparo e interesse da instituição;
    2-Resistência das pessoas em aceitarem os indígenas como pertencentes a culturas dinâmicas e atemporais;
    3- Falta de material adequado.

    8. Você considera que sua escola/colégio já implementou efetivamente a Lei 10.639/03? Por quê?
    Acredito que está caminhando lentamente, mas que ainda a escola não implementou efetivamente a lei devido aos fins reprodutivistas ( educação bancária, voltada para a reprodução dos valores sociais vigentes como o preconceito e a segregação) adotados pela instituição.

    9. Quais as iniciativas que o Estado de Minas poderia desenvolver para a efetiva implementação da Lei 11.645\08 nas Escolas Públicas e Privadas do
    estado?
    Melhor formação/ qualificação de todos os funcionários as instituições educacionais, organização de palestras para divulgação dos estudos sobre os problemas raciais no Brasil e suas consequências.

    10.Quais as práticas que poderiam ser aplicadas nas escolas para colaborar na implementação da Lei 11.645\08? Quem deveria ser o responsável por
    elas?
    Um projeto interdisciplinar deve ser desenvolvido para que os temas não se tornem, para os alunos, meros conteúdos escolares, e que contribuam de fato para formação humanista dos alunos.
    Acredito que a responsabilidade é de toda a equipe pedagógica da escola.

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  16. Aluna: Clarisse Carvalho de Assis Costa

    Acredito que a responsabilidade é de toda a equipe pedagógica da escola.

    11. Qual o papel que cumpre o/a diretor/a da escola em relação à real implementação da Lei 645\08?
    Oferecer os recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho, além de estar sempre atento, cobrando de sua equipe que as medidas sejam cumpridas.
    Organizar grupos e estudos e debates sobres essas questões.

    12. Qual o papel que cumpre o/as professor/as de história da escola em relação à real implementação da Lei 11.645\08? E professores de outras áreas do conhecimento?
    Integrar esses temas aos demais conteúdos, conectá-los à História, sem tratá-los como algo à parte, segregado do resto da história.

    13. Existem comportamentos que poderiam indicar preconceito e discriminação nesta escola/colégio que você tenha sentido, testemunhado ou ouvido falar?
    Como citei anteriormente, já ouvi relatos e já presenciei formas de preconceito e discriminação. O próprio fato de haver pouquíssimos funcionários negros já demonstra uma forma de segregação e preconceito.

    14. Se houver, quais os encaminhamentos dados para a questão pelo/a professor/a, pedagogo/a ou diretor/a?
    Infelizmente a direção da escola solicitou a professora para que deixasse para resolver internamente o caso. A professora que sofreu o preconceito hoje se arrepende profundamente por não ter tomado outras medidas. O caso foi abafado e nada mudou.

    15. Você teve acesso a materiais para trabalhar a História e Cultura Afrobrasileira e Africana?
    ( ) SIM ( X) NÃO

    E para trabalhar com História e cultura Indígena?
    ( ) SIM ( X) NÃO

    16. Em caso afirmativo, quais são estes materiais?

    17. Eles lhe auxiliam?
    ( ) SIM ( ) NÃO ( ) MUITO ( ) POUCO ( ) QUASE NADA

    18. Que elementos você considera serem obstáculos à implementação da Lei 11.645/08 na Educação Básica? Justifique.
    Vários elementos como a própria negligência por parte da administração escolar e o desconhecimento da lei por boa parte da população docente.

    19. Que elementos você considera serem favoráveis na sua realidade escolar à implementação da Lei na Educação Básica?
    Acredito que a vontade de alguns de transformarem a escola em um centro educacional igualitário sem dogmas e sem preconceitos.

    20. Você gostaria de fazer mais alguma observação?

    Opcional:
    Identificação da Escola/Colégio:
    Bairro: Centro
    Cidade: Pedro Leopoldo
    Região: Metropolitana C

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