tag:blogger.com,1999:blog-50359935731767119322024-03-13T11:56:09.022-07:00Prática da Lei 11.645/08Blog destinado à socialização das reflexões acerca dos desafios e perspectivas do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena e uma educação das relações étnico-raciais na Educação Básica.Unknownnoreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-5035993573176711932.post-91942036687176793842009-10-17T04:16:00.000-07:002009-10-17T04:20:05.209-07:00JUVENTUDE, ESCOLA E RELAÇÕES RACIAIS - ALGUMAS REFLEXÕES, com Natalino Neves da SilvaPALESTRA - JUVENTUDE, ESCOLA E RELAÇÕES RACIAIS - ALGUMAS REFLEXÕES <br /><br />Palestra ministrada pelo prof. Natalino Neves. Natalino é Pedagogo, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Ex-bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford. Atuou como coordenador / educador social no Núcleo de Arte e Cultura "Des. Márcio Sollero" - NAC. Tem interesse na área de Educação, com ênfase em Educação Formal e Não Formal, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, direitos da criança e do adolescente, educação de jovens e adultos e relações raciais, políticas de ações afirmativas e inclusão social.<br /><br /><br />A palestra ocorrerá no dia 27 de outubro, das 19:30 às 21 horas, na sala 4105 da Fae/UFMG como atividade prevista pela disciplina optativa "A Lei 10.639/03 e a educação étnico-racial", ministrata pela profa. Júnia Sales Pereira.Unknownnoreply@blogger.com12tag:blogger.com,1999:blog-5035993573176711932.post-45954038701708590442009-09-17T10:38:00.000-07:002009-09-17T10:40:05.453-07:00Saberes e práticas no contexto de reconfigurações curriculares - a temática africana e afro-brasileira na Educação BásicaPalestra <br /><br />Saberes e práticas no contexto de reconfigurações curriculares - a temática africana e afro-brasileira na Educação Básica <br /><br />Lorene dos Santos - doutoranda em Educação UFMG, Profa. da Puc Minas <br /><br /><br />Data 22 de setembro, terça feira, <br /><br />19 às 21:00 horas<br /><br />sala 4105Unknownnoreply@blogger.com12tag:blogger.com,1999:blog-5035993573176711932.post-85477461505034789242009-09-02T05:02:00.000-07:002009-09-02T05:06:19.884-07:00Teatro de Memórias, Palco de Esquecimentos: Culturas africanas e das diásporas negras em exposições museológicasDIÁLOGOS - setembro 2009<br /><br />Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha<br />Doutor em Museologia, Prof. do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia<br /><br /><br />Teatro de Memórias, Palco de Esquecimentos: Culturas africanas e das diásporas negras em exposições museológicas<br /><br /><br /><br />24 de setembro de 2009, quinta feira<br />Horário: 19:00 horas<br />Auditório Luis Pompeu - Faculdade de Educação da UFMG<br />Inscrições por e-mail labepeh.ufmg@gmail.comUnknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5035993573176711932.post-86685455047143185482009-09-02T05:00:00.000-07:002009-09-02T05:01:42.791-07:00Discursos sobre a África e os negros em livros didáticos do ensino básicoDiscursos sobre a África e os negros em livros didáticos do ensino básico<br />Aracy Martins - professora da FaE/UFMG e pesquisadora do Ceale<br />local - Auditório Neidson Rodrigues - Fae UFMG<br />Dia 29 de setembro de 2009Unknownnoreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-5035993573176711932.post-44010010415945721652009-09-02T04:48:00.000-07:002009-09-07T07:00:36.928-07:00Questionário - Desafios da prática da Lei 11.645/08UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS<br />DISCIPLINA A LEI 11.645\08 – Desafios e perspectivas do ensino de história<br />Este questionário destina-se a pesquisar a opinião dos/as Educadores/as sobre os desafios da implementação da Lei do Ensino da História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena nas escolas da Educação Básica.<br /><br />1. Qual a sua função na escola?____________________________________<br />2. Há quanto tempo você atua como professor/a?_______<br />3. E há quanto tempo você atua nesta escola?_________________________<br />4. Como você se define do ponto de vista étnico-racial?_________________________________________<br />5. Você já vivenciou ou ouviu falar de algum tipo de racismo no ambiente escolar?<br />Relate.<br />6.<br />a) Se você tem dificuldades em trabalhar os temas de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, cite 03 delas:<br />b) Se você tem dificuldades em trabalhar o tema da História e Cultura Indígena na escola, cite 3 delas:<br />7. Você considera que sua escola/colégio já implementou efetivamente a Lei 10.639/03? Por que?<br />8. Quais as iniciativas que o Estado de Minas poderia desenvolver para a efetiva implementação da Lei 11.645\08 nas Escolas Públicas e Privadas do<br />estado?<br />9. Quais as práticas que poderiam ser aplicadas nas escolas para colaborar na<br />implementação da Lei 11.645\08? Quem deveria ser o responsável por<br />elas?<br />10. Qual o papel que cumpre o/a diretor/a da escola em relação à real implementação da Lei 11.645\08?<br />11. Qual o papel que cumpre o/as professor/as de história da escola em relação à real implementação da Lei 11.645\08? E professores de outras áreas do conhecimento?<br />12. Existem comportamentos que poderiam indicar preconceito e discriminação nesta escola/colégio que você tenha sentido, testemunhado ou ouvido falar?<br />13. Se houver, quais os encaminhamentos dados para a questão pelo/a professor/a, pedagogo/a ou diretor/a?<br />14. Você teve acesso a materiais para trabalhar a História e Cultura Afrobrasileira e Africana?<br />( ) SIM ( ) NÃO<br /><br />E para trabalhar com História e cultura Indígena?<br />( ) SIM ( ) NÃO<br /><br />15. Em caso afirmativo, quais são estes materiais?<br />16. Eles lhe auxiliam?<br />( ) SIM ( ) NÃO ( ) MUITO ( ) POUCO ( ) QUASE NADA<br /><br />17. Que elementos você considera serem obstáculos à implementação da Lei 11.645/08 na Educação Básica? Justifique.<br />18. Que elementos você considera serem favoráveis na sua realidade escolar à implementação da Lei na Educação Básica?<br /><br />19. Você gostaria de fazer mais alguma observação?<br /><br />Opcional:<br />Identificação da Escola/Colégio:___________________________________________________________<br />Bairro:________________________________________<br />Região:_________________________________Unknownnoreply@blogger.com16tag:blogger.com,1999:blog-5035993573176711932.post-69977061351846552132009-09-02T04:15:00.000-07:002009-09-07T06:59:54.389-07:00A Lei 11.645/08 - perspectivas e desafios do ensino de história<p style="TEXT-ALIGN: justify" class="MsoNormal">UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS</p><p style="TEXT-ALIGN: justify" class="MsoNormal">DISCIPLINA OPTATIVA - CURSO DE PEDAGOGIA</p><p style="TEXT-ALIGN: justify" class="MsoNormal"><br /></p><p style="TEXT-ALIGN: justify" class="MsoNormal">Ementa - Análise dos desafios e perspectivas do ensino de história na prática da Lei 11.645/08 (que altera a Lei 10.639/03), que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na educação escolar e prevê a obrigatoriedade de promoção de uma educação das relações étnico-raciais na educação escolar. Análise da Lei, das Diretrizes correlatas e de experiências em curso na educação escolar.</p><p class="MsoNormal"><?xml:namespace prefix = o /><o:p></o:p></p><p class="MsoNormal"><o:p></o:p></p><p class="MsoNormal"><o:p></o:p></p><p class="MsoNormal">Objetivos</p><p style="TEXT-INDENT: -18pt; MARGIN-LEFT: 36pt" class="MsoNormal">Conhecer o conteúdo da Lei 11.645\08 e da Lei 10.639\03, seu contexto social e político e também educacional de emergência e os desafios postos à sua recepção na Educação Escolar</p><p style="TEXT-INDENT: -18pt; MARGIN-LEFT: 36pt" class="MsoNormal">Refletir sobre as formas de recepção da obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena, africana e afro-brasileira e uma educação das relações étnico-raciais na Educação Escolar</p><p style="TEXT-INDENT: -18pt; MARGIN-LEFT: 36pt" class="MsoNormal">Analisar materiais voltados à prática destas leis</p><p style="TEXT-INDENT: -18pt; MARGIN-LEFT: 36pt" class="MsoNormal">Analisar recentes produções acadêmicas voltadas à compreensão dos desafios da recepção destas leis</p><p style="MARGIN-LEFT: 18pt" class="MsoNormal"><o:p></o:p></p><p style="MARGIN-LEFT: 18pt" class="MsoNormal">Estratégias</p><p style="TEXT-INDENT: -18pt; MARGIN-LEFT: 36pt" class="MsoNormal">Análise do conteúdo das Leis</p><p style="TEXT-INDENT: -18pt; MARGIN-LEFT: 36pt" class="MsoNormal">Análise das Diretrizes Curriculares Nacionais correlatas</p><p style="TEXT-INDENT: -18pt; MARGIN-LEFT: 36pt" class="MsoNormal">Análise da bibliografia recente produzida a partir da edição das leis</p><p style="TEXT-INDENT: -18pt; MARGIN-LEFT: 36pt" class="MsoNormal">Análise de materiais didáticos e paradidáticos voltados à prática da lei, com foco no ensino de história</p><p style="TEXT-INDENT: -18pt; MARGIN-LEFT: 36pt" class="MsoNormal">Análise de formas de recepção e proposição de trabalhos na escola voltados à prática de uma educação das relações étnico-raciais, ao ensino de história e cultura indígena, africana e afro-brasileira</p><p style="TEXT-INDENT: -18pt; MARGIN-LEFT: 36pt" class="MsoNormal">Seminários temáticos voltados à problematização dos desafios da prática, recepção e qualificação destas leis</p><p style="TEXT-INDENT: -18pt; MARGIN-LEFT: 36pt" class="MsoNormal">Realização de entrevistas junto a professores.as da educação básica que vêem se envolvendo em trabalhos coletivos de implementação destas leis</p><p style="TEXT-INDENT: -18pt; MARGIN-LEFT: 36pt" class="MsoNormal">Realização de ciclo de conversas sobre os desafios postos pelas leis com pesquisadores do campo da Educação </p><p style="TEXT-INDENT: -18pt; MARGIN-LEFT: 36pt" class="MsoNormal">Construção de um blog da turma com resultados de pesquisa, reflexões feitas durante o curso e apontamentos para a prática docente</p><p class="MsoNormal"><o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com1